Marcello Fontana – roteirista – breve currículo

6 set

Olá amigos.

Estou usando o blogue do São Jorge da Mata Escura (que estava bem parado, é verdade) para divulgar o meu currículo, para a rodada de negócios do FIQ/2013.

Sendo bem objetivo, vamos lá:

Comecei nos quadrinhos fazendo fanzines na década de 1990, ainda pelo esquema de cópia xerox e distribuição mano a mano.

Em 2004 publiquei minha primeira obra de “fôlego”, intitulada Grande Castelo (62 páginas, ilustrada por Thiago Magalhães). Essa obra teve boa repercussão nacional, recebendo indicações positivas de veículos como o site Universo HQ e a revista Wizard Brasil.

Entre 2005 e 2009 vivi fora do Brasil, sendo que nesta época produzi a HQ Ladeira Acima (desenhos de Sandro Santos), a qual recebeu menção honrosa em concurso promovido pela revista portuguesa MACA em 2008, fazendo parte de exposição promovida pela mesma na cidade de Coimbra.

Em 2011 roteirizou uma HQ para o Jornal A Tarde, em comemoração ao Dia dos Quadrinhos Nacionais e ao Dia de Iemanjá. A arte foi de Bruno Aziz.

Ainda em 2011 roteirizou o álbum São Jorge da Mata Escura, com desenhos de André Leal, Antonio Cedraz e Naara Nascimento. O álbum recebeu inúmeras críticas positivas em diversos veículos especializados em quadrinhos, bem como de veículos não relacionados à arte sequencial, como a revista Raça Brasil. Foi também um sucesso de vendas, tendo sido vendidas mais de 1.000 cópias. Número bastante significativo considerando se tratar de uma obra independente e com distribuição meramente pela internet e em algumas lojas especializadas em quadrinhos.

São Jorge da Mata Escura recebeu também duas indicações para o Prêmio HQ Mix 2012, bem como fez parte da seleção oficial do prestigiado Festival de Angouleme/França, daquele mesmo ano na categoria quadrinho independente.

Em 2013, em nova parceria com André Leal, roteirizou a HQ intitulada A Máquina, publicada na antologia internacional Máquina Zero, que conta com a participação de quadrinistas do Brasil, França, Itália, Estados Unidos, Argentina e Sérvia.

Atualmente trabalha em dois projetos, já em fase de finalização: o primeiro é a HQ Final de Campeonato, uma história divertida e inspiradora sobre um time de futebol pouco acostumado a vitórias, a Sociedade Desportiva Ferramenteiros, que consegue o feito inédito de chegar à final do Campeonato Nacional. Ambientada em sua maior parte na década de 70, a HQ traz a trajetória dos jogadores desde a semi-final até o dia da grande decisão, com uma conclusão passada nos dias atuais, 30 anos depois desta partida. Os desenhos são a cargo de André Leal e as cores são de Dani Brito.

O outro projeto é o Never Die Club uma HQ adulta sobre um grupo de alquimistas imortais e seus inimigos secretos. A história é ambientada em Havana, Paris, Amsterdam e São Paulo. Os desenhos são de Thony Silas, com arte-final de Elton Thomasi e cores de Adriano Augusto.

Abaixo algumas ilustrações das HQs mencionadas:

Página de São Jorge da Mata Escura - Arte de André Leal

Página de São Jorge da Mata Escura – Arte de André Leal

Arte conceitual para a HQ São Jorge da Mata Escura - Por Naara Nascimento

Arte conceitual para a HQ São Jorge da Mata Escura – Por Naara Nascimento

Página da HQ A Máquina - Arte de André Leal

Página da HQ A Máquina – Arte de André Leal

Capa de Never Die Club - Arte de Thony Silas

Capa de Never Die Club – Arte de Thony Silas

Escalação da Sociedade Desportiva Ferramenteiros, para a HQ Final de de Campeonato. Arte de André Leal.

Escalação da Sociedade Desportiva Ferramenteiros, para a HQ Final de de Campeonato. Arte de André Leal.

Página de Ladeira Acima - Arte de Sandro Santos

Página de Ladeira Acima – Arte de Sandro Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: